FRAMBOESEIRA - HERBALISMO



A framboeseira (Rubus Idaeus) é um arbusto com longos caules e é frequentemente cultivado pelos seus frutos macios e suculentos.

Na fitoterapia usam-se as folhas, o fruto e por vezes as raízes. O chá da folha da framboeseira tem muitas finalidades, mas está sobretudo associado com a gravidez e o parto, na medida em que, é usado para aumentar a elasticidade do útero para reduzir a dor. Deve ser tomado nos três últimos meses da gravidez, para obter mais elasticidade e assim facilitar o parto. Deve beber a quantidade de 2 chávenas por dia e no caso de haver anemia deve juntar urtiga vulgar. Depois do parto deve beber chá de funcho com folhas de fraqmboeseira para ajudar o útero a recuperar, e estimular a produção e o fluxo do leite.


Como uso interno o chá de framboeseira também ajuda a diminuir as dores menstruais e hemorragias excessivas.

Ajuda a tratar as aftas da boca, garganta inflamada, diarreia crónica e nervosa e cólicas em geral.

Uma decocção de folhas de framboeseira ajuda a tratar a diarreia de verão nas crianças.

Como uso externo é um excelente colutório para tratar inflamações em geral;

Excelente para lavagens dos olhos inflamados ou compressas nas feridas infectadas.

DOSAGEM:

Para preparar a infusão, 1 colher de chá por chávena e deixar 15 minutos em infusão. Para tratar problemas crónicos, tomar 2 a 3 chávenas por dia.

No caso de usar a tintura, deve tomar 2 a 3 colheres de chá por dia. Para tratar problemas mais graves deve tomar com mais frequência ou usar a raiz da framboeseira.

No caso de optar pela compra de comprimidos, seguir as instruções da embalagem.

Para tratar dores menstruais deve beber 3 chávenas por dia durante a 2ª metade do ciclo menstrual.

Para tratar as aftas dos bebés, encha um vaporizador devidamente estrelizado, encha com chá e pulverize a boca do bebé.

O fruto da framboeseira e o respectivo vinagre também são usados para tratar gargantas inflamadas e como bebida refrescante em estados febris.

AVISO: Evitar grandes doses durante os primeiros meses da gravidez, excepto se acompanhada por um fitoterapeuta profissional.


CURIOSIDADE: O nome latino da framboeseira é "RUBUS IDAEUS" que vem do Monte Ida na Turquia, onde a framboeseira abundava. Conta a lenda que a mãe de Zeus ali o escondeu do seu pai Crono, que ameaçava matá-lo.