A POUPAR, A POUPAR ESTAMOS A ANGARIAR

Dando continuação ás dicas sobre poupança energética é importante reter que o futuro está dependente das energias renováveis. Esse futuro está cada vez mais presente. E as energias renováveis são cada vez mais apoiadas, incentivadas e mais usadas. Contudo, ainda têm um longo caminho a percorrer até à sua utilização passar a ser regra e não excepção.

A poupança de energia já não é só uma questão de moda ou de consciência cívica. De facto, o consumo desregrado de energia é um dos principais factores responsáveis pelo efeito de estufa, derivado ás emissões de gases e, consequentemente a alteração climática.

Se pensarmos que os recursos mundiais de combustíveis fósseis são cada vez mais escassos e que a procura e consumo de energia são cada vez maiores, a principal solução para mudarmos as alterações climáticas, é a redução no consumo e o investimento em energias renováveis.

Segundo dados publicados no site Eficiência Energética, cerca de 50% dos gastos domésticos são provenientes da confecção de alimentos e aquecimento de águas sanitárias e cerca de 25% são derivados em sistemas de aquecimento e arrefecimento das casas.
Devido á escassez dos recursos fósseis (como o petróleo), devemos cada vez mais aproveitar os incentivos e recorrer ás energias renováveis, estando assim, a ajudar na redução das emissões de gases nocivos para a atmosfera.

Para o sector doméstico, podemos recorrer a equipamentos que existem no mercado, como Painéis fotovoltaicos e Painéis solares térmicos, sendo que se optar pelo primeiro através do sol produz electricidade que pode gastar, acumular e vender o excedente á rede eléctrica nacional.
Para quem estiver a considerar optar pela compra de algum destes equipamentos, antes de o fazer deve consultar e tirar todas as dúvidas no site do Programa Água Quente Solar

1 comentários:

Clique aqui para comentários
23 de fevereiro de 2010 às 11:52 ×

Pois é, o dinheiro é de quem o poupa, e não de quem o gasta...

Obrigada PAULO JORGE DE SOUSA BATISTA pelo seu comentário
Responder
avatar