AROMATERAPIA - LIMÃO





Rico em vitamina C o limão pode ser uma grande ajuda no tratamento de doenças infecciosas, como as constipações e febres. Também é muito usado como fragrância em sabonetes, cosméticos e perfumes.


Os produtos derivados do óleo de limão são largamente usados em hospitais em virtude das suas qualidades anti-sépticas e aromáticas.

O óleo essencial de limão pode ser usado em banhos, massagens, aromatizadores, queimadores, etc.


USOS CASEIROS:

- Bom para aliviar a pressão das varizes;

- Estimula a produção de novas células no sangue, reduzindo assim os níveis de anemia e fortalecendo o sistema imunitário;

- Ajuda a limpar e a estimular o rins e o fígado;

- Diminui a tosse, a constipação e a gripe, principalmente quando é acompanhada de febre, já que pode fazer baixar a temperatura do corpo;

- Quando inalado, o óleo pode ajudar a estancar hemorragias nasais;

- Também funciona como um excelente repelente para insectos.


EFEITOS NA PELE:

- Dá brilho à pele seca, porque ajuda a remover as células mortas da pele;

- Aclara a pele que contém manchas acastanhadas;

- Serve para limpar a pele e os cabelos oleosos e é bom para tratar problemas de caspa;

- Ajuda a fortalecer as unhas;

- Bom contra verrugas e calos. Nestes casos pode usar-se o óleo essencial directamente sobre a área afectada, mas é importante evitar que o liquido se espalhe pela área circundante.
O óleo essencial de limão pode causar irritação na pele sensível. Neste caso deve usar-se me doses muito pequenas e juntar sempre um óleo volátil (exemplo óleo de amêndoas doces). Logo após o seu uso na pele, convém evitar a exposição ao sol uma vez que pode provocar eritema.