SIGNIFICADO DO NATAL

O Natal é uma momento de familia e troca de prendas e algo mais.
 O significado do natal o que é que representa hoje em dia?
Esta época natalícia surge associada à comemoração católica do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Esta comemoração do natal por parte da Igreja católica Surgiu por volta dos meados do século IV depois de Cristo, data a partir da qual se festeja o nascimento do Menino Jesus.

Este Dia 25 de Dezemnbro foi fixado pelo então  Papa Júlio I devido a se desconhecer a verdadeira data do nascimento.

A Origem da escolha do dia 25 para dia de Natal

Na escolha deste dia de natal esteve na altura de outras culturas celebrarem em rituais pagãs esta data como é o caso dos Romanos com a sua Saturnália , as festas germânicas e também célticas do Solstício de Inverno, perante estas comemorações a Igreja vu aqui  uma oportunidade de cristianizar a data, deixando para Segunda linha a conotação pagã da data.

Em alguns paises e culturas o Natal é  festejado a 6 de Janeiro, no entanto, e de forma gradual esta data vem sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo como acontece em Portugal com o dia de Reis.

A origem dos presépios
Na Origem dos presépios estiveram influências franciscanas, datadas de 1233, como forma de  reconstituírem a cena do nascimento de Jesus.

A origem da àrvore de Natal

A Tradição da árvore de Natal começou no século XVI, onde esta era enfeitada simbolizando as luzes de Cristo,

Troca de prendas no natal
 Mais uma tradição de Natal  troca de presentes, associado ao Pai Natal ou ao Menino Jesus, dependendo claro da tradição de cada país.

Estes são alguns dos significados de natal de suas conotações