Conselhos para Natal mais económico

O Natal é uma das épocas mais festivas ano e a mais aguardada pelas famílias.
No entanto, é também uma data em que despesas assumem um grande peso nos orçamentos familiares.
Para contornar este problema da melhor maneira, um correcto planeamento e organização são certamente uma grande ajuda para um Natal mais económico.

O mais importante será calcular um orçamento global, de acordo com o seu rendimento familiar.
Neste, inclua o número de presentes a adquirir, assim como as compras que terá de realizar de acordo com este orçamento, defina um valor máximo por presente e desta forma seleccione o tipo de lojas a visitar.

Para além disso, faça uma lista de todas as pessoas a quem vai oferecer presentes e o que planeia comprar, evitando assim fazer compras por impulso. Antes de comprar, compare preços em diferentes lojas, pois daí pode resultar uma poupança.

Se passa o Natal em casa, faça uma lista de Alimentos e produtos que vai necessitar para as refeições e desta forma evita a compra de bens supérfluos.
 Caso faça uma reunião familiar divida a responsabilidade com os seus familiares: uns levam entradas, outros os doces, numa verdadeira partilha de Natal.

Não se esqueça ainda de aproveilar as promoções e ofertas especiais da época e dê preferência a produtos de marca branca.
Bom natal em familia