A LENDA DE SÃO MARTINHO



Em tempo de Magusto, o dia 11 de novembro é o Dia de São Martinho conheça melhor a história S. Martinho, um cavaleiro que seguiu a vida monástica.

São Martinho nasceu em 316 ou 317 no território da actual Hungria. Era filho de um oficial do Exército romano e, seguindo a tradição familiar, foi também militar, contra a sua vontade. Apesar de ter tido uma educação pagã, não era indife rente à religião cristã.

Em França, numa noite fria e chuvosa. Martinho seguia montado no seu cavalo quando cruzou com um mendigo pobre e esfarrapado, que lhe pediu esmola.
Não tendo nem uma moeda, puxou da espada e cortou ao meio a sua capa vermelha, dando-lhe metade para que se cobrisse do frio. Reza a lenda que esse homem era Jesus Cristo e que um milagre aconteceu:
Nesse momento, a chuva parou e o sol apareceu por entre as nuvens.

Desde esse dia Martinho sentiu-se um homem novo, abandonou o Exército e seguiu a vida monástica, O seu exemplo de humildade e as suas pregações fizeram dele um homem santo, e foram muitos os que o seguiram. Faleceu já idoso, a 8 de Novembro de 397. O seu corpo foi acompanhado em procissão por mais de 200 monges e muitos devotos. Foi sepultado a 11 de Novembro em Tours, cidade onde foi bispo.


A lenda e o culto de S. Martinho  começaram logo após a sua morte e chegaram aos nossos dias. Invocando aquele milagre,chama-se a este período do ano em que, em pleno Outono, os dias são quentes e cheios de sol, o Verão de São Martinho.

“No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho!”
Associado a este dia surgiram ainda alguns provérbios de São martinho

As celebrações de S. Martinho têm também um lado panteísta, ligado à terra e às colheitas sazonais. E
tempo do vinho novo, dos frutos secos, das nozes, das castanhas e dos marmelos.
É a tradicional festa do Magusto que acontece em Portugal e em alguns países mediterrânicos.

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anónimo
admin
11 de novembro de 2009 às 13:44 ×

Se nasceu em 316 ou 317 (DC?), o maior milagre nessa data, não foi parar de chover, foi Jesus Cristo a pedir esmola com com cerca de 330 anos!!!

Congrats bro Anónimo you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar