RESULTADOS SONDAGEM FREGUESIA BEIJÓS 2009

Os resultados da Sondagem aqui efectuada no blog acerca das intenções de voto para a presidencia da Junta de Freguesia de Béijós para as autárquicas 2009 ditaram a vitória nesta Sondagem do PS com 47% dos Votos duma amostra de 120 pessoas.
Seguido na votação vêm o PSD com 33% dos Votos.
Em terceiro lugar na sondagem encontra-se a CDU com 5 % dos votos e o CDS com 4 % dos votos.



Estes dados como todas as sondagens valem o que valem, o que conta é os votos no final  após a contagem dos mesmos, mas o que dá para retirar daqui é que das 4 listas candidatas a luta partidária será entre as listas do PSD a Beijós e as listas do PS a Beijós para constituir os orgãos da Junta de freguesia de Béijós para os próximos 4 Anos.
O resultado final será já amanha dia 11 de Outubro de 2009 e então veremos se esta sondagem acompanha o resultado final destas eleições ou se verifica o oposto
Obrigado a quem participou nesta sondagem

7 comentários

Clique aqui para comentários
Anónimo
admin
10 de outubro de 2009 às 12:51 ×

Qual do grau de precisão da sondagem?
+/- 40% ?

Reply
avatar
10 de outubro de 2009 às 16:34 ×

O grau de precisão é zero. Simplesmente, porque não há aqui nenhuma sondagem.

Uma sondagem seria feita nestes termos:
De uma lista de eleitores da freguesia, far-se-ia um sorteio, extraindo uma amostra de n eleitores, os quais teriam de ser consultados para obter uma resposta. Aqueles n e não quaisquer outros.
Se os resultados apresentados tivessem sido assim obtidos, então seria possível determinar que há 95% de probabilidade de o resultado do PS ficar entre 38,5% e 56,5%.

Obviamente, essa "precisão" não tem nada a ver com isto, já que a "amostra" não tem nada a ver com o Universo para o qual se reclama que o "resultado final será já amanha".

A amostra é um conjunto de clicks que podem ser dados por qualquer indivíduo, em qualquer parte do mundo e por quantas vezes ele quiser, desde que ultrapasse os débeis limites que o sistema usa para impedir voto repetido.

O universo é o conjunto dos eleitores da freguesia que amanhã votarão.

Não há qualquer correspondência entre "amostra" e universo e é totalmente fora de senso apresentar este exercício como se de uma sondagem eleitoral se tratasse.

Carlos Peixeira
Professor das cadeiras de Análise de Dados nos Mestrados de Economia e de Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Reply
avatar
Anónimo
admin
10 de outubro de 2009 às 17:19 ×

Temos doutor e cromo tb

Reply
avatar
Anónimo
admin
10 de outubro de 2009 às 17:59 ×

tanta mania pra que???

Reply
avatar
besta
admin
10 de outubro de 2009 às 18:05 ×

Doutor, não se canse.
Como deve saber, instruir bestas é complicado.

Reply
avatar
Anónimo
admin
10 de outubro de 2009 às 19:26 ×

Toda a razão isto não é nenhuma sondagem.
Se tiver numa empresa 30 computadores posso ter logo 30 votos num partido.

Reply
avatar
Anónimo
admin
10 de outubro de 2009 às 20:45 ×

isso não é verdade pois esses computadores caso não saibas tem de ter um endereço de ip diferente, o que não acontece nessas empresas que referes pois apenas é um endereço IP



não percebo porque se sentem tão interresados nesta sondagem e sua validade isto deveria servir como espaço de discussão de ideias e podia ser uma forma de fomentar uma reflexão antes da votação e não se a sondagem foi bem feita ou se este ou aquele está a frente

amanha será o dia das decisões e cá estaremos para averiguar os resultados

Reply
avatar