HERBALISMO - TOMILHO





O tomilho é uma planta rasteira, aromática, de folhas pequenas, originária da região mediterrânica mas actualmente é cultivada por todo o mundo.


Esta planta cresce melhor nos lugares soalheiros e em solo seco. Podem usar-se as folhas ou mesmo a planta completa.


USOS INTERNOS:

O tomilho é talvez a melhor erva geral anti-séptica para garganta inflamada e doenças de gengivas. Existem dentífricos que contém tomilho na sua composição.

Esta planta também é muito útil para tratamento de infecções do aparelho digestivo e para germes intestinais.

Muito útil em xaropes para tosses profundas, constipações que atacam a caixa torácica, tosse espamódica e irritável, sobretudo é indicado no tratamento de tosse convulsa e tosses secas.


Para ajudar nas digestões difíceis, ajuda a tratar problemas de fígado, flatulência e cólicas.


USOS EXTERNOS:

- Para tratar o pé de atleta e outras infecções por fungos.

- Para aftas.


REMÉDIOS CASEIROS


(DOSAGENS)


Infusões: 1 colher de chá (5 ml) num copo de água a ferver. Para infecções agudas deverá beber 3 chávenas de chá por dia.


Para a tosse e garganta inflamada deve juntar uma colher de mel.


A infusão também se pode usar como colutório ou gargarejo. Para maior eficácia pode comprar a tintura mãe e juntar 1 colher de chá em meia chávena de água.


Para tosse espamódica e infecções nos pulmões, use o óleo essencial de tomilho diluído em óleo volátil, (50 gotas em 3 colheres de sopa de azeite ou em óleo de amendoas doces) e esfregue á noite no peito. Esta mesma preparação também pode ser usada para massagem no caso de artrite ou reumatismo.


O óleo essencial de tomilho também pode ser usado em aromoterapia, algumas gotas num queimador com água quente, faz uma excelente inalação.


Pode preparar um pó de talco para tratar o pé de atleta da seguinte forma: misturar 5 ml de óleo essencial em 100 mg de talco de bebé ou fécula de batata.

O tomilho é também muito utilizado como uso doméstico em receitas culinárias. Alguém conhece receitas onde se pode aplicar esta erva aromática de sabor tão especial?

Podem partilhar connosco algumas dessas receitas que conhecem?

1 comentários:

Clique aqui para comentários
joaommfafonso
admin
12 de outubro de 2009 às 14:42 ×

Parabéns. Página informativa e formativa. Sabiam que o salgueiro despolui os terrenos contaminados?

Congrats bro joaommfafonso you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar