Herbalismo - Sabugueiro

Sabugueiro

Sabugueiro






Sabugueiro



Este arbusto tem tantas aplicações medicinais que era conhecido como a "farmácia do pobre", por fornecer uma cura barata para todos os males. Pesquisas recentes revelaram que as vagas são anti-virais. Desta pequena árvore podem usar-se as flores, as bagas, as folhas e ocasionalmente a casca. As flores apanham-se durante o Verão e as bagas só no Outono.

Como uso interno:

- As flores são óptimas para constipações, sinusite, febre dos fenos e como infusão quente para provocar transpiração e fazer baixar a febre, por ser um *diaforético muito suave e eficaz, é apropriado para febres infantis e para constituições débeis.

- As bagas, em decocção ou xarope, previnem constipações e outras infecções virais, como remédio para a tosse e como laxante suave.

Como uso externo:

- Para lavar os olhos irritados e para bochechar no caso de infecções da boca.

- As folhas podem ser transformadas num ungento e aplicado em hemorróidas e tumefacções, também pode usar-se em compressas para dores de cabeça, articulações dolorosas e inchadas.

Como profiláctico da febre dos fenos, deve beber 3 chávenas de chá por dia durante 3 meses.

Receita de chá para constipações e gripes

Faça uma infusão de flores de sabugueiro, hortelã-pimenta e mil-folhada em partes iguais, tome 3 chávenas por dia como prevenção.

Para tratamento de estados febris pode beber sem restrições.
* Diaforético - faz aumentar a transpiração

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Antonio Silva
admin
29 de abril de 2009 às 12:05 ×

Ao preco que estão os medicamentos temos que aproveitar os naturais,não são agressivos ao organismo e afinal estão mesmo à mão.

Congrats bro Antonio Silva you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar