SEGURANÇA NA ESTRADA - (Uma Questão de Aderência)

Sabe em que eixo deve montar os pneus novos?


Com este texto pretende-se deixar um esclarecimento relativo ao eixo da viatura que deve ter os pneus em melhor estado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é o eixo traseiro, pelo que se faz muitas vezes a escolha errada , podendo a mesma ter consequências que se desejariam evitar.
Quando os pneus da nossa viatura se encontram gastos e precisamos de os substituir, raramente substituímos 0s quatro de uma só vez. Por ser um processo bastante dispendioso quase sempre optamos por mudar apenas dois. Mas onde colocamos os novos? Á frente ou atrás? As opiniões são divergentes. Há quem diga que devem ser colocados á frente, porque é o eixo de tracção, outros garantem que é melhor colocá-los atrás, já que se for preciso actuar, as rodas da frente podem ser sempre controladas pelo volante, enquanto que as de trás precisam da ajuda e do bom estado da borracha dos pneus para ajudar.
O ideal será sempre substituir os quatro pneus quando estes chegam ao fim da sua vida útil, mas também é verdade que os pneus de um eixo desgastam-se mais rápido do que os do outro. Especialmente se falarmos de carros a gasóleo com tracção dianteira, que por causa de maior valor do binário e peso nessa zona castigam mais os pneus desse eixo. Contudo, quase todos os fabricantes de pneus, após vários testes concluíram que quando se mudam apenas dois pneus, estes devem ser colocados no eixo traseiro, independentemente da viatura ser de tracção dianteira, traseira ou mesmo total. A explicação é simples - como o eixo traseiro não tem ligação com a direcção, é mais difícil para o condutor aperceber-se da aderência deste. No caso de uma hipotética perda de aderência, é mais fácil corrigir uma deriva do eixo dianteiro, que corrige a trajectória sempre que deixamos de acelerar ou travar - reacção instintiva quando perdemos o controlo do volante - do que o eixo traseiro, que já requer alguma pressão de acelerador. Por isso, com os pneus novos atrás, a facilidade de condução é maior. Para além disso, numa travagem de emergência, o peso do veículo concentra-se no eixo dianteiro. O traseiro fica solto e pode perder toda a aderência se os pneus montados atrás estiverem em mau estado. Se montarmos os pneus novos á frente, vamos ter uma percepção errada da aderência da nossa viatura e o carro será mais difícil de controlar perante algum imprevisto. Quanto ao "aquaplaning", numa situação de perda de aderência total por uma fracção se segundo, é critico ter os pneus traseiros com menos borracha, uma vez que o carro tem sempre tendência a rodar sobre o seu próprio eixo. Perante o exposto, fica a dúvida esclarecida. Sempre que comprar apenas dois pneus novos para trocar no seu carro, coloque-os sempre no eixo traseiro. Não se esqueça que a nossa segurança , em grande parte depende de nós. Poderão obter mais informações acerca deste assunto no site da Michelin.

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Antonio Silva
admin
6 de março de 2009 às 14:24 ×

Isso é verdade,e a maioria das pessoas tem a ideia do contrário.
Penso que até a maioria das casas de pneus aconselha as pessoas a meter pneus novos sempre no eixo dienteiro,o que é errado.

Congrats bro Antonio Silva you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar