SABEDORIA POPULAR -Herbalismo-Colher e Secar Ervas


Colher e Secar Ervas


No passado dia 20 de Fevereiro abordamos o assunto "Herbalismo" dando algumas dicas na forma de criarmos as nossas próprias plantas. Importante também, é sabermos como as podemos colher e secar. As plantas murcham rápidamente e quanto mais depressam se prepararem depois de colhidas, melhor. Podemos aproveitar as folhas, flores, sementes e raízes. As suas utilizações são diversas. No que respeita ás folhas, recolha-as num dia seco. Se apenas pretende as folhas jovens da urtiga, por exemplo, elas são melhores na Primavera, quando a planta está cheia de energia renovada, ou no final do Verão, quando a planta tem um segundo surto de crescimento.

Recolha as folhas e os caules imediatamente antes da planta florir (no caso da matricária, bardana-maior, labaças). As folhas das plantas que são usadas pelo seu aroma, (alecrim, salva e erva cidreira) devem ser colhidas por volta do meio dia, quando o seu conteúdo em óleo é mais elevado. Para as secar, pendure-as atadas em molhos soltos num local quente e seco. As folhas a utilizar em cataplasmas (consolda-maior, tanchagem), também podem ser colhidas para serem usadas frescas, se necessário, em qualquer altura do dia e com quaisquer condições climatéricas. Na próxima continuaremos a abordar este tema no que refere ás flores e sementes.

4 comentários

Clique aqui para comentários
Rui Silva
admin
3 de março de 2009 às 16:04 ×

Madrinha gostaria de saber se é verdade que se deve secar as folhas sempre á sombra ou á inconveniência se for directamente ao sol?

Reply
avatar
3 de março de 2009 às 16:11 ×

Olá Rui! Sim deve ser secas sempre á sombra e quanto mais depressa secaem e forem devidamente acondicionadas tanto melhor, pois mantêm as suas propriedades.

Reply
avatar
Maria Pinheiro
admin
4 de março de 2009 às 14:23 ×

Será que esta senhora não sabe que eu moro num 1º andar.
Não tenho palheiros para secar as ervas.No entanto, agradeço as dicas.

Reply
avatar
4 de março de 2009 às 15:53 ×

Maria Pinheiro, bem vinda ao Pardieiros Online e obrigada pelo seu comentário. As pessoas acham que por morarem num apartamento já não podem cultivar e secar as ervas, o que não é de todo verdade. Já pensou como ficaria bonita a parede da sua despensa ou até mesmo da cozinha com a decoração que está na foto? Além de ficar original e alegre, tenho a certeza que todas as suas amigas que a visitam tomariam-na como exemplo. Pense nisso e verá que não se vai arrepender.

Reply
avatar