Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro no Concelho de Carregal do Sal

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DO PLANALTO BEIRÃO
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DO PLANALTO BEIRÃO
ALERTA

A Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão (APFPB), sediada em Carregal do Sal, em colaboração com a Autoridade Florestal Nacional (AFN), no âmbito do programa nacional para o controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro vem informar que vai proceder à erradicação da praga nos concelhos de Carregal do Sal, Tondela e Nelas. A erradicação consiste no corte de todas as árvores ( pinheiros e outras resinosas) que apresentem sintomas de declínio (secas ou a secar). Alertam-se assim todos os proprietários que a APFPB está a proceder à marcação de todas as árvores secas com sintomas de declínio com uma faixa branca à altura do peito.

SENHOR PROPRIETÁRIO SE POR ACASO ENCONTRAR UMA ÁRVORE MARCADA NA SUA PROPRIEDADE PROCEDA Á SUA REMOÇÃO O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL (PRAZO MÁXIMO DE 10 DIAS).

Esta semana alguns pinheiros foram sinalizados em Pardieiros, apelamos à população que esteja atenta e cumpra a lesgislação em vigor. Seja activo na luta contra o nemátodo da madeira do pinheiro.

Para mais informações consulte este link: Proteja o seu pinhal contra o nemátodo podendo ler: Nemátodo, Longicórnio do pinheiro (Insecto-vector), sintomas, como combater a doença, a quem compete a remoção das árvores e dos sobrantes, evolução da doença do nemátodo, a solução está na prevenção, a doença do nemátodo da madeira do pinheiro.

1 comentários:

Clique aqui para comentários
rui
admin
30 de março de 2009 às 22:36 ×

É muito importante que esta acção seja levada a sério. Senão daqui a uns anos não vamos ter pinheiros

Congrats bro rui you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar