Primeiro jornal a aplicar acordo ortográfico

Tambem em Portugal o novo acordo ortográfico ja começou a ser aplicado.

O mais antigo jornal de Coimbra, "O Despertar", adoptou no início do ano a grafia do novo acordo ortográfico que, no dia 1 de Janeiro, entrou em vigor no Brasil.

Em declarações à agência Lusa, o director daquele semanário, Linho Vinhal, explicou que, "estando em perspectiva a entrada em vigor do acordo a curto prazo, seria útil e dentro do papel da comunicação social ir habituando os leitores a uma grafia que boa parte das pessoas vai estranhar".

"É uma forma de nos irmos adaptando e de efectuarmos uma transição de forma lenta, que prevejo ter outra aceitação junto do público", acrescentou o responsável, adiantando que a alteração "resulta também do aproveitamento de uma equipa de profissionais do jornal que gosta de inovar".

Fundado a 02 de Março de 1917, "O Despertar" assume-se como um jornal republicano na "defesa intransigente dos interesses legítimos de Coimbra - cidade, concelho, distrito e região".

Segundo o Lino Vinhal, a nova grafia será usada apenas em termos de redacção, tanto por parte dos jornalistas como pelos colaboradores, devendo, em breve, os textos publicitários acompanhar a mudança.

"Vamos esperar pela reacção do público e quando a nova grafia estiver interiorizada pelas pessoas os anúncios vão também ser redigidos de acordo com o novo acordo ortográfico.”

2 comentários

Clique aqui para comentários
Anónimo
admin
16 de janeiro de 2009 às 00:23 ×

Bem... este é o resoltado de + um acordo ortográfico "imposto" pelo pais das telenovelas.
A nossa história é fertil em exemplos de como não se deve contrariar o + forte,.Esta postura de subserviência tem-nos minado o orgulho de sermos Lusitanos.
Será que valeu a pena salvar os LUSIADAS.


semog

Reply
avatar
Anónimo
admin
6 de fevereiro de 2009 às 14:00 ×

aff anoninimo nada a ver...aqui no Brasil nao vemos nada disso, reveja seus conceitos preconceituosos...e para o nosso bem...aqui vemos voces como um bando de preconceituosos como seu comentario

Reply
avatar