População no distrito cresce mas só em Viseu

A população do distrito de Viseu nos últimos 7 anos cresceu ganhando cerca de 3532 pessoas no seu total.

Mas mesmo assim não se pode estar descansado com a desertificação do interior pois para esta subida contribui em muito a cidade de Viseu que está a aumentar a um ritmo de 1000 habitantes/ano enquanto que os concelhos mais a norte se tornam cada vez mais desertificados.

Se não fosse a nossa capital de distrito a realidade seria outra pois existiria uma quebra de cerca de três mil pessoas.

Viseu é o município com a percentagem de juventude mais elevada (16,4%) e ao mesmo tempo aquele que tem a população menos envelhecida do distrito.

No ano de 2007, habitavam no concelho de Viseu 98619 pessoas, ao todo mais 6496 do que no ano de 2000.

Para alem de Viseu, outros nove concelhos do distrito registaram subidas de população, são eles:

Nelas (com mais 616 pessoas), seguido dos concelhos de Sátão com 571, Mangualde (487), S. Pedro do Sul (391), Vila Nova de Paiva (362), Oliveira de Frades (175), Tarouca (110), Tondela (66) e por fim o nosso concelho de Carregal do Sal com mais 40 habitantes.

A contribuir para o aumento da população poderá estar a contribuir a industria e fábricas do distrito pois a zona sul sendo a mais industrializada são onde se situam os concelhos que cresceram ao todo 8 dos que cresceram situam-se a sul onde existem grandes fábricas como é o caso de Nelas, Mangualde com a maior empresa do distrito a fábrica da Peugeot/Citroen, em Mangualde, que emprega cerca de 1300 pessoas.

1 comentários:

Clique aqui para comentários
EU
admin
13 de janeiro de 2009 às 11:54 ×

Valores totalmente previsíveis. É nas cidades que existe emprego e escolas. O fenómeno inevitável da migração dos centros rurais para os centros urbanos vai-se manter por muitos anos.

Congrats bro EU you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar