Escritor Português na Festa Literária Internacional de Paraty

António Lobo Antunes, flip
Em 2009, a Festa Literária Internacional de Paraty - popularmente conhecida como FLIP - terá o escritor português António Lobo Antunes como um dos seus convidados. Com 30 anos de trajectória literária, o escritor já publicou 26 obras, sendo a mais recente, “O Arquipélago da Insónia”, em 2008. Em Junho deste ano, será lançado o sexto livro de Lobo Antunes no Brasil: “O Meu Nome é Legião”, de 2007.

A Festa Literária Internacional de Paraty foi realizada pela primeira vez em 2003, se tornando em pouco tempo uma das mais principais festas literárias internacionais, devido a diversos factores, como, por exemplo, a qualidade dos autores convidados e a intensa participação do público que cresce a cada edição do evento.

A cada ano a FLIP homenageia um grande escritor brasileiro. No primeiro ano, foi celebrado o poeta e compositor Vinícius de Moraes; em 2004, foi João Guimarães Rosa; em 2005 foi a vez de Clarice Lispector; em 2006, o homenageado foi Jorge Amado; em 2007, foi lembrado o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, e, em 2008, o escolhido foi Machado de Assis. Agora, em 2009, a FLIP vai prestar homenagem ao poeta pernambucano Manuel Bandeira.

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 1 e 5 de Julho na cidade histórica de Paraty, localizada a aproximadamente quatro horas de carro do Rio de Janeiro e de São Paulo.