Dia Mundial Sem Compras

Hoje dia 29 de Novembro assinala-se o Dia Mundial Sem Compras, poderá ser uma contra-senso pois estamos numa época em que todos (os que podem) se preparam para gastar ainda mais do que aquilo que é habitual no seu dia-a-dia com as suas compras do Natal.
Este é um período do ano em que a nossa sociedade, já de si consumista, torna-se ainda mais, talvez seja por isso que se assinala e se reveste de maior significado este Dia Mundial Sem Compras.

Qual é o objectivo deste dia?
Com este dia pretende-se que as pessoas passem um dia inteiro sem gastar um cêntimo, diga-se quase impossível hoje em dia passar um dia sem gastar um cêntimo pois basta-nos levantar e acordar e estamos logo a gastar .
Este dia pretende transmitir e alertar que quando adquirimos um produto estamos a fazer uma opção, que pode passar por algo produzido de forma legal ou por contrafacção e por conseguinte o consumo está ligado ao meio ambiente e é sabido que, actualmente o mundo gasta recursos naturais acima da capacidade de regeneração da Terra.

De onde surgiu esta iniciativa?
Esta ideia surgiu no Canadá, por volta de 1993, pelo publicitário e cineasta estónio, Kalle Lasn, que quatro anos antes havia fundado a Adbusters Media, uma organização que actualmente mobiliza três milhões de pessoas em todo o mundo comprometidas com a mudança de comportamentos para um consumo mais responsável e racional pois como já referido atrás o mundo gasta mais recursos naturais do que possui.