Documentário sobre o rio mondego na expo 2008 Saragoça

Um documentário com testemunhos de vida ligados ao rio Mondego, do barqueiro mais antigo ainda vivo às lavadeiras, pescadores e pastores, estreia a 14 de Agosto na Exposição Mundial de Saragoça, Espanha, com a autoria do realizador Tiago Pereira.

Segundo este, as dificuldades inerentes à recolha de testemunhos devem-se, com a maior ou menor abertura dos habitantes em colaborarem e também à descoberta de “histórias diferentes”, por entre relatos muito idênticos, bem como com "o calor insuportável".

A recolha de material para o documentário vai continuar na zona de Carregal do Sal(Viseu)e em aldeias da Serra da Estrela e a estreia mundial está agendada para 14 de Agosto no Pavilhão de Portugal da Expo 2008, em Saragoça, no primeiro dos três dias dedicados à região Centro.

O trabalho de Tiago Pereira está a ser produzido no âmbito do projecto do Parque Patrimonial do Mondego (PPM), que visa o aproveitamento e revitalização da paisagem cultural ribeirinha compreendida entre o Porto da Raiva, a montante de Penacova, e a foz do rio na Figueira da Foz, passando por Coimbra.

fonte jornal o figueirense